3 dicas para terminar o relacionamento
Deuses do Amor - Última atualização: 16 de setembro de 2025
Terminar um relacionamento romântico nunca é fácil
No bar com os amigos, falar sobre terminar um relacionamento parece simples: “Vou para casa e desisto!” ou “Entro e digo logo: precisamos conversar”. Mas quando você chega em casa, calça os chinelos, se joga no sofá e começa a assistir à série nova na Netflix, a inspiração se vai… igual à dieta que você promete começar todo ano, religiosamente… amanhã.
Mesmo quando temos certeza de que a história chegou ao fim, passar da decisão à ação é complicado. Há quem tema magoar o outro, quem tenha medo de decepcionar ou simplesmente não tenha coragem de virar a página. Em suma, sempre há uma boa razão para adiar o momento de parar o carrossel.
A verdade é simples: se você não vê futuro para o relacionamento, é inútil desperdiçar seu tempo — e o da outra pessoa. Infelizmente, não existe receita mágica para terminar um relacionamento de maneira perfeita ou para fazer com que a outra pessoa saia ilesa.
Evite formas frias ou impessoais, como mensagem de texto, WhatsApp ou e-mail. Hoje em dia, talvez haja quem ainda use fax, mas convenhamos, ninguém merece. Também fuja da abordagem do “fantasma”: desaparece de repente e só retorna quando lhe convém.
Neste artigo, compartilho três perguntas essenciais que você deve se fazer antes de terminar um relacionamento romântico. A ideia é refletir sozinho, mas, se possível, também conversar com uma ou duas pessoas de confiança que possam ajudá-lo a organizar os pensamentos.
1. O que eu ganhei?
A primeira pergunta é: “O que eu ganhei com esse relacionamento?”
Quando perdemos uma pessoa, muitas vezes perdemos também as lições que ela nos trouxe. Pode ter sido uma experiência nova, um apoio emocional, ajuda prática ou até um maior autoconhecimento. Cada pessoa que entra na nossa vida tem um valor específico — e esse valor deve ser reconhecido e levado conosco para futuros relacionamentos.
2. O que eu perdi?
A segunda pergunta é: “O que eu perdi com esse relacionamento?”
A vida é feita de ganhos e perdas. Nem sempre são tangíveis, como noites com amigos ou jogos de fantasy football. Às vezes, perdemos tempo, energia, autonomia ou curiosidade. Reconhecer essas perdas permite agir de forma mais consciente, planejando estratégias para recuperar o que foi perdido ou para não repetir os mesmos erros.
3. O que eu fiz de errado?
A terceira pergunta é: “O que eu fiz de errado?”
É fundamental assumir responsabilidades. Entender onde falhamos nos ajuda a aprender e a melhorar nos próximos relacionamentos. Talvez você tenha deixado de ouvir, sido repetitivo ou negligente em pequenas atitudes. Refletir sobre isso é o primeiro passo para não repetir padrões e crescer como parceiro(a).
Encerrando com sinceridade
Após refletir sobre essas questões, é hora de decidir a data e a forma de comunicar o término. Uma boa estratégia é escrever previamente o que você deseja dizer — isso ajuda a organizar ideias e evita improvisações emocionais.
Quando chegar a hora, seja honesto: explique por que a história acabou, evite clichês ou frases prontas como:
- “Eu não te mereço.”
- “Nós nos conhecemos na hora errada.”
- “Não é você, sou eu.”
A sinceridade oferece à outra pessoa uma oportunidade real de crescimento e encerramento, enquanto a improvisação impulsiva aumenta as chances de arrependimento.
Terminar nunca é fácil, mas encarar a situação com maturidade, clareza e honestidade é a maneira mais saudável de se despedir de um relacionamento e abrir espaço para novos começos.
Gostou desta matéria sobre Dicas terminar relacionamento? Se sim, por favor, curta abaixo com um Like para que possamos entender melhor os interesses de nossos leitores. E leia mais dicas aqui