Você está ansioso

Você está ansioso? O amor pode te curar

Deuses do Amor - Última atualização: 27 de dezembro de 2025

Está ansioso? Um estudo alemão revela que o amor é um excelente remédio para a ansiedade e para estabilizar até as personalidades mais inquietas.

Boas notícias para quem sofre de ansiedade: psicólogos das universidades alemãs de Jena e Kassel descobriram que relacionamentos amorosos estáveis podem ter um efeito profundamente positivo no desenvolvimento da personalidade e no controle da ansiedade.

O foco dos pesquisadores foi o neuroticismo, um traço associado a insegurança, preocupação excessiva, baixa autoestima e maior propensão à insatisfação.
“Pessoas neuróticas são bastante ansiosas e inseguras”, explica Christine Finn, uma das autoras do estudo. “Elas têm tendência à depressão, baixa autoestima e geralmente tendem a estar insatisfeitas com a vida. Conseguimos mostrar que essas pessoas ficam mais serenas durante uma relação amorosa — e que sua personalidade se estabiliza.”

Para chegar a essa conclusão, a equipe acompanhou 245 casais entre 18 e 30 anos, ao longo de nove meses, entrevistando cada participante a cada três meses. O objetivo era avaliar tanto o nível de neuroticismo quanto o grau de satisfação no relacionamento.

Os resultados foram claros: os traços de personalidade mais negativos diminuem com o tempo, à medida que o relacionamento se aprofunda e se torna mais estável.

O que dizer? Mesmo que não fosse necessário reafirmar que o amor faz bem, agora você tem mais um motivo científico para se permitir sentir — e viver — esse sentimento tão transformador.


Gostou desta matéria sobre Você está ansioso? O amor pode te curar? Se sim, por favor, curta abaixo com um Like para que possamos entender melhor os interesses de nossos leitores. E leia mais dicas aqui