Ele quer ficar sozinho, mas eu me sinto perdida

Carta para os Deuses – Ele quer ficar sozinho, mas eu me sinto perdida.

Deuses do Amor - Última atualização: 3 de fevereiro de 2026

#conselhosdeamor Nesta seção, Cartas para os Deuses, todas as semanas, publicamos as respostas às perguntas que vocês nos enviam. Se você também deseja uma resposta para seus problemas sentimentais, escreva-nos através da página de contato


Ele quer ficar sozinho, mas eu me sinto perdida.

Queridos Deuses do Amor,

Tenho 22 anos e conheci Pedro ainda no ensino médio, por quem me apaixonei imediatamente.

Depois de alguns desencontros, nos reencontramos novamente no colégio. Começamos a namorar, mas ele me traiu. Foi a minha primeira grande decepção amorosa. Depois dele, me envolvi com um homem mais velho, e foi outro golpe duro.

Durante quatro anos, nunca deixei de pensar em Alessandro, que no fim do ensino médio reapareceu e, pouco depois, desapareceu novamente. Já na universidade, ele voltou — chegou até a terminar com a namorada para ficar comigo. Depois de oito anos de idas e vindas, tudo finalmente parecia um sonho.

Ele me apoiava, eu me sentia valorizada e amada. No início, era carinhoso, dedicava músicas e frases, e foi o primeiro a dizer “eu te amo”.

Com o tempo, começaram as brigas: eu era ciumenta e precisava de atenção; ele, independente e pouco romântico. Hoje, depois de mais de um ano e meio juntos, ele me deixou. Disse que quer ficar sozinho, que eu o odeio e que, justamente por isso, não deveria estar comigo. Mas eu não o odeio — eu o amo profundamente e estou devastada.

Não entendo por que um amor tão grande precisa acabar assim.

Tenho medo de não encontrar mais ninguém que me faça sentir apreciada, que não me julgue. A pandemia de Covid também não ajuda: gostaria de sair, caminhar, distrair a mente, mas fico em casa, sem conseguir nem estudar direito.

Não quero que minha mãe ou minha irmã me vejam chorar. À noite, o desespero é ainda maior.

(Anônima)

Os Deuses do Amor respondem

Minha querida Anônima,

seus 22 anos, tão cheios de amor e tristeza, me fazem lembrar Vivian Lamarque quando escreve:
“Seu lugar vazio à mesa / fala, fala, fala / ri alto / nunca fica parado, levanta-se…”

Na sua carta, escuto claramente o som desse vazio que você carrega consigo, em todos os lugares. Talvez seja ele que a faça se agarrar ao amor com tanta intensidade — a ponto de, sem querer, empurrar o outro para longe.

Este não será o seu último amor.
Eu lhe prometo isso.

Mas eu lhe peço uma promessa em troca: tente fazer as pazes com esse lugar vazio à mesa. Não tenha pressa em preenchê-lo. Permita que ele se transforme, pouco a pouco, em desejo.

E será esse desejo — e não a falta — que acabará por transformá-la.


Gostou desta resposta a carta sobre Ele quer ficar sozinho, mas eu me sinto perdida? Se sim, por favor, curta abaixo com um Like para que possamos entender melhor os interesses de nossos leitores. E leia mais cartas aqui