Carta para os Deuses – Não consigo decidir entre 2 caras: eu sou uma pessoa horrível?
Deuses do Amor - Última atualização: 24 de setembro de 2025
#conselhosdeamor Nesta seção, Cartas para os Deuses, todas as semanas, publicamos as respostas às perguntas que vocês nos enviam. Se você também deseja uma resposta para seus problemas sentimentais, escreva-nos através da página de contato
Não consigo decidir entre 2 caras: eu sou uma pessoa horrível?
Queridos Deuses do Amor,
Tenho quase 30 anos e estou há cinco anos com um rapaz 9 anos mais velho que eu. Nossa história sempre foi conturbada, principalmente no início, por causa das minhas desconfianças e das muitas brigas que tivemos.
Recentemente, fui diagnosticada com uma doença crônica, provavelmente relacionada ao estresse intenso que vivi ao longo da vida. Curiosamente, essa situação me fez amadurecer emocionalmente e sair de um bloqueio que carregava há anos.
Meu namorado nunca compreendeu totalmente minhas dificuldades; com o tempo, ele se afastou das pessoas e da vida em geral, tornando-me a sua única razão de viver.
Entretanto, decidi me inscrever novamente na universidade, e foi lá que conheci outro rapaz, alguém com interesses e formação mais próximos aos meus. Quase nos entregamos à paixão, e com ele voltei a sorrir de verdade — mesmo com o medo de magoar meu namorado, eu não consegui deixar o relacionamento antigo.
Agora meu namorado quer que eu faça uma escolha. Ele prefere buscar a felicidade em outro lugar a continuar sofrendo com minha indecisão. Eu, no entanto, não consigo identificar de qual lado meu coração realmente está. Se eu realmente quisesse estar com o outro rapaz, não pensaria na dor que causaria a quem amo. Mas, quanto mais ele me afasta, mais penso nele.
Não consigo imaginar minha vida sem meu namorado, mas também não posso ignorar o impacto que esse novo homem teve sobre mim nos últimos meses. Sinto-me dividida e, acima de tudo, terrível.
(desesperada)
Os Deuses do Amor respondem
Minha querida Desesperada,
Não existem escolhas certas ou erradas, mas apenas escolhas feitas — ou não feitas. E a indecisão, infelizmente, é como areia movediça: nos engole lentamente.
Seu corpo e sua mente já deram sinais quando o relacionamento se tornou turbulento, através da doença e do estresse acumulado. Talvez seja hora de focar em você mesma, em sua recuperação, estudos e crescimento pessoal, antes de qualquer decisão amorosa.
O que você sente por esse novo rapaz não precisa ser imediatamente resolvido; não é uma obrigação escolher agora. Seu coração, por enquanto, precisa ser seu. Dê a si mesma o tempo para se reencontrar, sem pressa de magoar ou decidir por outro.
Aqueles que verdadeiramente te amam — incluindo seu namorado — vão respeitar esse espaço. Alguns podem até torcer por você enquanto descobre o que realmente quer.
Por enquanto, cuidar de si mesma é o ato mais amoroso que você pode fazer, tanto por você quanto pelos dois homens em sua vida.
Gostou desta resposta a carta sobre Não consigo decidir entre 2 caras: eu sou uma pessoa horrível? Se sim, por favor, curta abaixo com um Like para que possamos entender melhor os interesses de nossos leitores. E leia mais cartas aqui